Comunicação Científica a partir da Base de dados Education Resources Information Center (ERIC):

aplicação da Lei de Lotka e coocorrência de autores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22477/xiv.biredial.380

Palavras-chave:

Comunicação científica, Bibliometria, Coocorrência, Lei de Lotka, Scientific communication, Bibliometrics, Co-occurrence, Lotka's law

Resumo

A comunicação científica desempenha um papel fundamental na disseminação do conhecimento, permitindo que as lacunas e avanços cheguem não só à comunidade acadêmica, mas também à sociedade em geral. Para fortalecer o diálogo entre os pesquisadores e estimular a circulação de informações, contribuiu diretamente para a construção de uma sociedade mais informada e participativa. O objetivo deste trabalho foi pesquisar artigos científicos sobre a temática da Comunicação Científica, reunindo dados quantitativos e indicadores relevantes para a compreensão da área. Para atingir o objetivo, utilizou-se a revisão bibliográfica e a análise bibliométrica, com a aplicação da Lei de Lotka para explorar a produtividade de dois autores e a distribuição da produção científica. Também foi realizada uma análise da coordenação dos autores, com o objetivo de identificar padrões de relacionamento relacional e mapear as redes de colaboração entre pesquisadores. A pesquisa resultou em 21 publicações, com a tradução de "comunicação científica" e 24 resultados com "comunicação científica". Os resultados revelaram que todos os autores possuíam apenas uma publicação, evidenciando a necessidade de fortalecer as colaborações entre pesquisadores e ampliar o escopo da comunicação científica. Os achados reforçam a importância de incentivar uma rede mais integrada e produtiva, capaz de ampliar o impacto do conhecimento científica.

Biografia do Autor

Isabela Figueiredo da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Exerceu como bolsista do Projeto de extensão do Portal de Periódico da Universidade Federal do Rio Grande e projeto de pesquisa na gestão do conhecimento e produção científica do Repositório Institucional da FURG. O Programa de Apoio a Estudantes com Necessidades Especiais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o exercício do projeto de iniciação científica na área de produção e análise da coordenação de palavras e acoplamento bibliográfico. Realizou estágio curricular no Sistema de Bibliotecas da FURG - Sib/FURG. Atual editora de edição na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina.

Janes Specht Marchand da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Andressa Eloany Brito Rebelo, Universidade Federal do Rio Grande, (FURG), Brasil

Bacharel em Biblioteconomia e Bibliotecas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e programa especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Angélica Conceição Dias Miranda Miranda, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil

Professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG com pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde (FURG) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Rosa, I. F. da, Silva, J. S. M. da, Rebelo, A. E. B., & Miranda, A. C. D. M. (2025). Comunicação Científica a partir da Base de dados Education Resources Information Center (ERIC):: aplicação da Lei de Lotka e coocorrência de autores . Conferência Internacional BIREDIAL-ISTEC. https://doi.org/10.22477/xiv.biredial.380

Edição

Seção

Eje temático 1: Comunicación académica, científica y cultural en abierto

Categorias