Metadados de proveniência e principios FAIR em Repositórios de Dados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22477/xiv.biredial.411

Palabras clave:

Metadados, Proveniência, Princípios FAIR, Repositórios de dados

Resumen

A pesquisa aborda a importância dos metadados de proveniência aliados aos princípios FAIR na curadoria digital de repositórios de dados. O problema reside na necessidade de garantir a confiabilidade, rastreabilidade e reutilização dos dados em um cenário de produção massiva de informações. Justifica-se pela crescente demanda por transparência e interoperabilidade na ciência aberta. O objetivo é analisar como a integração entre metadados da Família PROV e os princípios FAIR fortalece a gestão e a preservação dos dados científicos. Adotou-se uma abordagem teórico-exploratória, com levantamento bibliográfico e revisão sistemática de literatura, priorizando fontes da Ciência da Informação e da Computação. Os resultados demonstram que repositórios que utilizarem metadados de proveniência e aplicam os princípios FAIR podem apresentar maior confiabilidade e potencial de reuso dos dados. O estudo destaca um modelo prático com metadados PROV e a organização dos princípios FAIR. Conclui-se que tais práticas ampliam a transparência, facilitam colaborações interdisciplinares e otimizam a curadoria digital. A pesquisa sugere que a adoção ampla dessas estratégias é essencial para o fortalecimento da ciência aberta e o avanço do conhecimento em repositórios de dados.

Biografía del autor/a

Felipe Ivo da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em andamento em Ciência da Computação, Universidade Federal de São Carlos, (UFSCar). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos, (UFSCar). Pós Graduado em Data Science pela Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo (2024). Graduado em em Banco de Dados pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2022). Pesquisador bolsista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Membro do grupo de pesquisa Dados e Metadados (GPDM), Laboratório de Organização e tratamento da informação e Laboratório de estudos e práticas em Organização da Informação e Tecnologias (LOITec). Tem interesse de pesquisa nos temas: Dados, Metadados, Proveniência, Repositórios digitais, Preservação digital, Banco de Dados.

Felipe Augusto Arakaki, Universidade de Brasília (UNB), Brasil

Felipe Augusto Arakaki: Docente do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da UNB. Doutor e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - UNESP/Marília e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Marília. Vice-líder do Grupo de Pesquisa "Dados e Metadados e integrante do Grupo de Pesquisa "Novas Tecnologias em Informação". Coordenador do Grupo de Trabalho de Calogação da FEBAB. Áreas de interesse incluem a Ciência da Informação, principalmente nos temas: Representação e organização da informação, Catalogação, Metadados, Interoperabilidade, Padrões de Metadados, Dublin Core, BIBFRAME, Schema.org, Web Semântica, Linked Data e proveniência dos dados (PROV).

Publicado

2026-01-15

Cómo citar

Silva, F. I. da, & Arakaki, F. A. (2026). Metadados de proveniência e principios FAIR em Repositórios de Dados. Conferencia Internacional BIREDIAL-ISTEC. https://doi.org/10.22477/xiv.biredial.411

Memoria

Sección

Eje temático 2: Datos abiertos

Categorías