Curadoria dos dados de pesquisa no repositório nacional Deposita Dados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22477/xiv.biredial.379

Palabras clave:

Curadoria de dados, Repositório de dados de pesquisa, Repositório Deposita Dados, Dados abertos

Resumen

A curadoria dos dados de pesquisa é um processo essencial para garantir a qualidade e a padronização dos registros no repositório. Entretanto, ela não é uma tarefa fácil devido às complexidades intrínsecas aos dados. O objetivo deste trabalho é, portanto, apresentar os casos desafiadores identificados durante o processo de curadoria no repositório Deposita Dados, apontando as soluções adotadas. Ao longo de 2024, a equipe se deparou com quatro casos frequentes que não estavam de acordo com as boas práticas e as políticas do repositório: 1) depósito de conjuntos de dados que continham dados pessoais; 2) depósito de dados não estruturados; 3) preenchimento incorreto dos metadados; 4) depósito de arquivos que não eram dados de pesquisa. As soluções adotadas, após o processo de revisão, foram, respectivamente: 1) anonimização dos dados pelo depositante; 2) estruturação adequada dos dados pelo depositante, seguindo os princípios FAIR; 3) correção dos metadados pela própria equipe de curadoria; 4) recusa do depósito por não se enquadrar na tipologia documental do repositório. Este trabalho contribui para o fortalecimento de boas práticas na gestão de repositórios de dados de pesquisa no Brasil, e serve como base para outras equipes de curadoria.

Biografía del autor/a

Letícia Guarany Bonetti, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasil

Bibliotecária pela Universidade de Brasília (2019) e Mestre em Ciência da Informação pela Uni-
versidade Federal de São Carlos (2023). Atua como pesquisadora bolsista no Instituto Brasilei-
ro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) desenvolvendo serviços na área de Ciência Aberta e repositórios de dados.

Tatyane Guedes Martins da Silva, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasil

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2019). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Atua como bolsista no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) desenvolvendo serviços na área de Ciência Aberta e repositórios de dados.

Caterina Marta Groposo Pavão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Doutora em Comunicação e Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Fe-
deral do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professora do curso de graduação em Bibliote-
conomia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS e no Pós-graduação em Ciência da Informação da mesma Universidade.

Samile Andrea de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Professora associada do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-gra-
duação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM UFRGS). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestre e doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM UFRGS (2004 e 2009), com estágio sanduíche na Dalian University of Technology (China, 2007-2008). Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (Madrid, 2016). Editora da revista Em Questão (2014 – 2023).

Rene Faustino Gabriel Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008), com mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná (2011) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIN) da mesma universidade e chefe do Departamento de Ciências da Informação (DCI).

Marcel Garcia de Souza, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasil

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2005). Analista em Ciência e Tecnologia no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) atuando como Coordenador de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica, além de coordenar pesquisas aplicadas voltadas à Ciência da Informação, Informação para Sustentabilidade, Avaliação do Ciclo de Vida e Informação Tecnológica.

Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasil

Doutor e Mestre em Informática pela Universidade de Brasília, com Estágio de Doutorado San-
duíche no Kings College London. Possui graduação em Matemática (Bacharelado e Licenciatura) também pela Universidade de Brasília. É Coordenador-geral de Informação Científica e Técnica no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict / MCTI). É membro e coordena projetos, comitês nas áreas de Ciência Aberta e Ciência de Dados.

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Guarany Bonetti, L., Silva, T. G. M. da, Pavão, C. M. G., Vanz, S. A. de S., Gabriel Junior, R. F., Souza, M. G. de, & Carvalho Segundo, W. L. R. de. (2025). Curadoria dos dados de pesquisa no repositório nacional Deposita Dados. Conferencia Internacional BIREDIAL-ISTEC. https://doi.org/10.22477/xiv.biredial.379

Memoria

Sección

Eje temático 2: Datos abiertos

Categorías