Curadoria dos dados de pesquisa no repositório nacional Deposita Dados
DOI:
https://doi.org/10.22477/xiv.biredial.379Palavras-chave:
Curadoria de dados, Repositório de dados de pesquisa, Repositório Deposita Dados, Dados abertosResumo
A curadoria dos dados de pesquisa é um processo essencial para garantir a qualidade e a padronização dos registros no repositório. Entretanto, ela não é uma tarefa fácil devido às complexidades intrínsecas aos dados. O objetivo deste trabalho é, portanto, apresentar os casos desafiadores identificados durante o processo de curadoria no repositório Deposita Dados, apontando as soluções adotadas. Ao longo de 2024, a equipe se deparou com quatro casos frequentes que não estavam de acordo com as boas práticas e as políticas do repositório: 1) depósito de conjuntos de dados que continham dados pessoais; 2) depósito de dados não estruturados; 3) preenchimento incorreto dos metadados; 4) depósito de arquivos que não eram dados de pesquisa. As soluções adotadas, após o processo de revisão, foram, respectivamente: 1) anonimização dos dados pelo depositante; 2) estruturação adequada dos dados pelo depositante, seguindo os princípios FAIR; 3) correção dos metadados pela própria equipe de curadoria; 4) recusa do depósito por não se enquadrar na tipologia documental do repositório. Este trabalho contribui para o fortalecimento de boas práticas na gestão de repositórios de dados de pesquisa no Brasil, e serve como base para outras equipes de curadoria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Letícia Guarany Bonetti, Tatyane Guedes Martins da Silva, Caterina Groposo Pavão, Samile Andrea de Souza Vanz, Rene Faustino Gabriel Junior, Marcel Garcia de Souza, Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
