Recursos educacionais abertos em repositório digital em DSPACE

a experiência do Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22477/xiv.biredial.389

Palabras clave:

Metadado, Repositório digital, Recurso educacional aberto, Universidade Federal Fluminense

Resumen

Este artigo aborda a implementação de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RiUFF), no contexto da Ciência Aberta e do fortalecimento do acesso aberto à informação. A investigação insere-se no reconhecimento da importância dos REA como estratégia para democratizar o conhecimento, especialmente no contexto da educação pública brasileira, e justifica-se pela necessidade de atender à crescente demanda da comunidade acadêmica pelo depósito e disseminação desses materiais. O objetivo do estudo é relacionar-se à criação de um formulário personalizado para depósito de REA não-RiUFF, utilizando o banco de dados de metadados Dublin Core qualificado com elementos do IEEE LOM. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa com relato de experiência, incluindo coleta de práticas em três instituições, análise de metadados, criação e teste do formulário em ambiente de homologação e produção e posterior divulgação para a comunidade universitária. Os resultados demonstram a viabilidade técnica e institucional da iniciativa, juntamente com o potencial do RiUFF como ferramenta de apoio à educação aberta. A criação da Comunidade REA no repositório representa um avanço nas atividades de Ciência Aberta da UFF, promovendo a preservação, a visibilidade e a reutilização de materiais educacionais produzidos por docentes, pesquisadores e discentes.

Biografía del autor/a

Josimara, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

É Bibliotecária da Universidade Federal Fluminense e Mestre em biblioteconomia pela Univer-
sidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente trabalha na Coordenação de Gestão e Difusão da Informação - CGDI e integra o Grupo Gestor do Repositório Institucional da UFF. Integra o Grupo de Trabalho da Superintendência da Documentação da UFF que desenvolve a Política Mandatória da Universidade e o Núcleo de Ciência Aberta. Participa do grupo de pesquisa do CNPq com o título Espaços e Práticas Biblioteconômicas como técnico e integra o Grupo de Pesquisa do Laboratório de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa para apoio à Inovação LabINOVA. 

Geisa Meirelles Drumond, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (2021). Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2014). Bibliotecária graduada pela Universidade Federal Fluminense, com ampla experiência em bibliotecas universitárias pública e privada, atuando nos serviços de referência, repositório institucional, indexação de artigos científicos e tratamento técnico de documentos.

Jane Alice Teixeira de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Formada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2003, possui especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, com foco em Repositórios Institucionais, concluída em 2013. Desde 2011, atua no Repositório Institucional da UFF, onde exerce a função de gestora técnica desde 2014. Em 2019, iniciou o Mestrado Profissional em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, integra a equipe da Coordenação de Gestão e Difusão da Informação, vinculada à Superintendência de Documentação da UFF. Seus interesses acadêmicos e profissionais abrangem temas como Ciência Aberta, Acesso Aberto, Ciência Cidadã, Preservação Digital, Organização e Produtividade Compassiva. Também possui formação como Personal Organizer, o que complementa sua atuação com enfoque em metodologias de organização no ambiente acadêmico e profissional. Além disso, aprecia música, gosta de frequentar a praia e valoriza conversas alegres e inspiradoras.

Fernanda Demétrio Alves de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Possui graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ingressou como Técnico de Tecnologia da Informação na Universidade Federal Fluminense em 2014 e atualmente está lotada na Coordenação de Gestão e Difusão da Informação, parte da Superintendência de Documentação da Universidade. Desde 2018 faz parte do Comitê Gestor do Repositório Institucional da UFF - RiUFF. Faz parte do Grupo de Trabalho para a atualização da Política de Submissão de trabalhos técnico-científicos do RIUFF. Participou da elaboração do Plano de Desenvolvimento da Unidade (2021 - 2023) e desde 2021 faz parte do Grupo de Trabalho para suporte, organização, administração e apoio operacional do Serviço de Acesso às Bibliotecas Eletrônicas e Recursos Virtuais da UFF (SABER).

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Josimara, Drumond, G. M., Souza, J. A. T. de, & Souza, F. D. A. de. (2025). Recursos educacionais abertos em repositório digital em DSPACE: a experiência do Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense. Conferencia Internacional BIREDIAL-ISTEC. https://doi.org/10.22477/xiv.biredial.389

Memoria

Sección

Eje temático 4: Infraestructura tecnológica

Categorías