Bibliotecários e bibliotecas brasileiras como agentes e espaços de práticas de combate à desinformação
DOI:
https://doi.org/10.22477/xiv.biredial.414Palavras-chave:
bibliotecários, combate à desinformação, ações de combate à desinformação, YouTubeResumo
A pesquisa aborda a desinformação no contexto atual e as ações realizadas por bibliotecários como estratégia para minimizar os efeitos desse fenômeno da sociedade contemporânea, por compreender que o combate a esse fenômeno requer a articulação entre vários atores e setores da sociedade e os bibliotecários e as bibliotecas fazem parte desse nicho. Objetivo geral: apresentar ações realizadas por bibliotecários e bibliotecas brasileiras que estão disponíveis para acesso no YouTube e que podem contribuir para o combate à desinformação. Trilha metodológica: a pesquisa tem aporte bibliográfico, quanto aos objetivos, vincula-se a abordagem qualitativa e o método usado na pesquisa netnográfico. Resultados parciais: durante a busca no YouTube, foram identificadas e selecionadas 16 ações de bibliotecários e bibliotecas brasileiras com temática sobre desinformação, distribuídas em atividades como: simpósio, seminários, palestras, webinar, lives, mesa temática, bate-papo, dentre outras. Considerações finais: Os bibliotecários e as bibliotecas são agentes e unidades de informação importantes no combate à desinformação e essa atuação pode se utilizar das plataformas de mídias sociais para disseminação de informações verídicas, para abrir espaços para fomentar debates acerca desse fenômeno acerca dos seus conceitos, tipologias, ecossistema, agentes, etc. As ações empreendidas por bibliotecários e bibliotecas brasileiras que foram identificadas nessa pesquisa figuram como necessárias para o processo que o combate à desinformação e não devem ser limitadas ao público formado por estudantes de biblioteconomia, bibliotecários, docentes e pesquisadores da área da biblioteconomia e Ciência da Informação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Francisca das Chagas Viana, Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira, Denizete Lima de Mesquita, Henriette Ferreira Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
